quarta-feira, 30 de março de 2011

Aula 3

Introdução ao HTML
A linguagem HTML (sigla de Hypertext Markup Language - Linguagem de marcação de hipertexto) é responsável pela criação de documentos para a web, as chamadas páginas. E são divulgadas na WWW (World Wide Web) - Teia de alcance mundial.
Por meio dessa linguagem o desenvolvedor pode especificar atributos para o texto (como fonte, tamanho, cor, etc) E com elas são feitos os Hyperlinks que permitem navegar pela web, para isso, utiliza marcações, chamadas tags, no ponto da página em que é feito uma ligaçâo com outra página.
O HTML é um conjunto de tags (marcadores) que é usado para edição de uma página de internet e tudo é feito com uma linguagem fácil e simples de se trabalhar.
HTML propriamente dito não é uma linguagem de programação e sim uma linguagem de formatação de textos ou definições da estrutura de um site
As páginas da web são arquivos de texto gravados com uma extenção (extensão é oque distingue um arquivo de outro) no HTML poderemos usar dois tipos de estensão *.htm ou *.html
O HTML nâo necessita de um editor especial, tem que ser um programa de edição de texto que seja capaz de gravar arquivos. Exemplo: Bloco de notas do WINDOWS.
Em nosso curso iremos utilizar o bloco de notas pois ele é mais prático e fácil.
A linguagem XML
Com todas as facilidades da linguagem HTML ela também não está livre de limitações. Impossibilidade de definição de marcadores (tags), e usando somente os definidos pela linguagem usada.
Foi desenvolvido um comitê chefiado por Jon Busak, da Sun MicroSystems, uma especificação que no final de 1996 se tornaria a linguagem XML
O XML segue os mesmos princípios básicos do HTML, ou seja, é independente de plataoforma, não constitui uma linguagem de programação real e é de domínio público, o que significa que não tem dono.

Os marcadores-padrão da linguagem HTML
Nessa linguagem em vez de instruções e comandos, existem elementos tags ou marcadores, usados para ativar e desativar uma determinada formatação de um texto.
Um documento HTML dividi-se em várias seções, e cada um deve conter um tipo específico de informações.
Cada seção do documento assim traduzido a estrutura abaixo para a linguagem HTML.
Exemplo da estrutura básica do html:
<html> Início do HTML;
<head> Abertura do cabeçalho
<title></title> abertura e fechamento do título da página
</head> Fechamento do cabeçalho
<body> Abertura do corpo do texto
</body> Fechamento do corpo do texto
</html> Fim do HTML

Faça o exemplo abaixo para testarmos esses tópicos:

-Abra o bloco de notas
Digite o código abaixo no Bloco de notas.
<html>
<head>
<title> Título da minha página</title>
</head>
<body>
Estou fazendo meu primeiro código HTML e estou feliz por estar fazendo este curso e prometo me esforçar.
</body>
</html>

Salve seu trabalho: Clique no menu arquivo e escolha a opção salvar como, na caixa nome do arquivo, digite: primeiro.html , escolha a pasta meus documentos, clique em salvar.
Minimize o bloco de notas.
Vá até a pasta onde você salvou o arquivo, e clique duas veses no arquivo.
Olhe sua página criada, e feche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário